Peso específico ou densidade relativa, é a relação entre a densidade de um material em comparação com a densidade da água a uma temperatura específica. Manifesta-se sem uma designação de unidade. A densidade da água é de um grama por centímetro cúbico. Se a densidade de um líquido é mais do que a da água, o líquido vai afundar. Se a gravidade específica é menor do que a da água, o líquido irá flutuar em cima de água. A indústria alimentar utiliza rotineiramente gravidade específica para medir a concentração de ingredientes de alimentos processados para garantir a produção dos bens acabados consistentes.

Dificuldade: Moderadamente fácil

Instruções

Coisas que você precisa

  • Recipiente com medição graduada
  • Escala
  • Lápis e papel
  • Água
  • Azeite
  1. Coloca o recipiente na escala para determinar o peso do recipiente vazio. Anote o peso do contêiner.
  2. Despeje em recipiente uma quantidade específica de água—10 onças, por exemplo. Pesa o recipiente. Anote o peso do contêiner e da água. Subtrai o peso do recipiente vazio ao peso da água para calcular o peso da água sozinho e contêiner. Esvazie a água do recipiente e secar o recipiente.
  3. Transferir 10 onças de azeite para o recipiente. Pesa o recipiente. Anote o peso do contêiner e azeite. Subtrai o peso do recipiente vazio ao peso do contêiner e azeite para calcular o peso do azeite sozinho.
  4. Divida o peso do azeite pelo peso da água. A gravidade específica do óleo verde-oliva é aproximadamente 0,91 em 60 graus Fahrenheit. Para testar o resultado, derramando algum azeite sobre alguma água em um recipiente. Agitar o conteúdo e observar que o azeite flutua na superfície da água.

Dicas & advertências

Você pode executar o cálculo com peso somente quando você usa o mesmo volume de água e o líquido de ensaio. Densidade é igual a massa dividida pelo volume. Gravidade específica é igual a massa de líquido de ensaio dividido pelo volume do teste dos tempos líquido a massa de água dividida pelo volume de água. Uma vez que os volumes são os mesmos, eles cancelam uns aos outros.

Você também pode medir a gravidade específica com um densímetro, um dispositivo com um tubo de vidro e um float. O flutuador sobe ou afunda dependendo a gravidade específica do líquido a ser medido.