A ferrugem é uma das piores palavras quatro letra no vocabulário de um motociclista. Embora alguns pilotos podem ser sorte de viver e andar em uma área que não facilmente promover a oxidação, a realidade é que a ferrugem pode e vai acontecer. Um dos primeiros componentes em uma motocicleta a mostrar sinais de oxidação são os rotores de freio. A maioria da ferrugem que se forma sobre os rotores pode ser removida apenas pela equitação e travagem normalmente. Mas remover a ferrugem que se forma em bordas e em outros lugares que as almofadas de freio não pode alcançar requer um pouco mais de esforço.

Dificuldade: Moderadamente fácil

Instruções

Coisas que você precisa

  • Scotchbrite (verde) ou lã de aço
  • Sabão do prato
  • Água (ou álcool desnaturado)
  • Freio limpador
  • Farrapos

    Instruções

  1. Limpe as pinças de freio por pulverização levemente com freio mais limpo. Imediatamente, limpe o pó com um pano para remover a sujeira e acúmulo de petróleo.
  2. Limpe as bordas do rotor por abrasão levemente com Scotchbrite. Depois que a borda está limpa, esfregue o hub interno do rotor com Scotchbrite. Trabalha com cuidado para evitar riscar o acabamento no hub interno.
  3. Preparar uma solução de água e sabão do prato suave e aplicar para o rotor com um pano limpo e macio. Completamente a solução afastado com água limpa ou álcool desnaturado de seguida lave e seque com um pano limpo separado.
  4. Repita o processo para limpar o outro rotor.

Dicas & advertências

Se possível, elevar a motocicleta fora da terra usando um stand de motos para ajudá-lo a girar a roda e o rotor. Se um stand não estiver disponível, talvez você precise rolar a motocicleta frente ou para trás ligeiramente para aceder o rotor inteiro.

Aplica Scotchbrite para os rotores usando uma pressão suave e consistente para evitar coçar a ele. Se você vai trabalhar para remover a ferrugem na face do rotor, tentar trabalhar junto a “grain”, correspondentes o padrão circular deixaram as pastilhas de freio, para evitar o desgaste irregular das almofadas.

Se você duvidar de sua capacidade para concluir este projeto, ter o trabalho feito por um técnico qualificado.

Não, em hipótese alguma, use WD-40 ou produtos semelhantes em rotores de freio da motocicleta. WD-40 tem lubrificante propriedades que irão prejudicar a capacidade de frenagem da motocicleta, levando possivelmente a um acidente ou ferimentos.

Certifique-se de não pulverizar as peças pintadas com freio limpador, como o limpador vai comer através de pintura facilmente.

Freio limpador pode ser perigoso se encravado. Sempre use luvas e óculos de proteção quando trabalhar com produtos químicos.