Motores de motocicleta dependem de três ingredientes diferentes para criar a combustão: ar, combustível e centelha. Se qualquer um desses fatores estiverem ausentes, combustão não ocorrerá, deixando sua moto inoperante. Faltando spark é um problema comum, impedindo que o ar comprimido e combustível no cilindro sendo inflamado. Embora a causa de uma situação de não-faísca pode variar, desde sincronismo de ignição impróprio para uma bateria morta, um culpado primário é uma bobina de ignição defeituosa, cujo papel é transmitir uma corrente elétrica para a vela de ignição. Teste de uma bobina é bastante simples usando um ohmímetro; no entanto, este processo só identifica enrolamentos quebrados ou mal curto dentro da bobina.

Dificuldade: moderada

Instruções

Coisas que você precisa

  • Ohmímetro
  • Manual de serviço (opcional)
  1. Desconecte a bobina de ignição do feixe de cabos da motocicleta e puxe as tampas de vela de ignição da vela de ignição. Se possível, remova a bobina inteira da motocicleta.
  2. Definir seu ohmímetro para a configuração de intervalo de Rx1 e coloque sua liderança positiva (vermelho) em arame primário da bobina de ignição. O fio principal está conectado à caixa de CDI (ignição por descarga de condensador) ou contatos do disjuntor da motocicleta (pontos). Ligue o fio negativo (preto) para um local de boa terra, como o caso do motor ou o quadro. Resistência deve ser muito baixa, variando de. 5 a 1,5 ohms. Se a resistência for superior este intervalo, a bobina pode estar com defeito e precisará de substituição.
  3. Definir seu ohmímetro para a configuração de intervalo de Rx100 e coloque sua liderança positiva (vermelho) no fio secundário da bobina de ignição. O fio secundário executa diretamente para as tampas de vela de ignição. Ligue o fio negativo (preto) para um local de boa terra, como o caso do motor ou o quadro. Resistência deve ser muito elevada, variando entre n/a a n/a ohms. Se a resistência for menor que esse intervalo ou não indicar uma leitura, a bobina pode estar com defeito e vai precisar de substituição.
  4. Instale a bobina de ignição se está dentro de intervalos especificados ohm. Substitua a bobina se ele não passar qualquer um dos dois testes listados acima.

Dicas & advertências

Ferramentas específicas podem estar disponíveis do fabricante para testar a bobina de ignição, mas podem ser financeiramente inviável. Se você preferir ter a bobina testada com essas ferramentas, entre em contato com o departamento de serviço do seu concessionário local para programar uma nomeação.

Consulte o manual de serviço específico para sua moto para instruções de remoção de bobina de ignição detalhadas, teste de procedimentos e especificações.

Se você não se sentir confiante em sua capacidade de concluir esta tarefa, ter o trabalho concluído por um técnico qualificado.

Tome cuidado quando estiver trabalhando com o sistema elétrico da motocicleta para evitar o prejuízo causado pelo choque elétrico.